Curso de Extensão

Observatório das “reformas” Educacionais 2023

Descrição

Estamos vivenciando no ano de 2022 uma reestruturação na educação brasileira com a implantação de “novas” “reformas”, sem de fato o enfrentamento dos grandes problemas educacionais. Tais “reformas”, apresentadas como necessárias, impõem um suposto currículo inovador, ou seja, centralidade nas competências socioemocionais e no componente “Projeto de Vida” como organizadores das práticas escolares, com ênfase no protagonismo juvenil.

O desafio é entender à luz dos autores críticos do campo educacional, o que de fato essas “reformas” implicarão na Educação brasileira, principalmente na retirada de direitos trabalhistas e educacionais com base, sobretudo, na Lei 13.415/17 e na BNCC. Convidamos a todas e todos para este desafio, o que também implica enfrentar e produzir alternativas frente à concretização dessas “reformas” no Brasil.

Encontro 10 – O Ensino Médio integrado como enfrentamento à precarização da formação e do trabalho presentes na Lei 12.415/BNCC

Encontro 09 – As  contrarreformas da educação: mudanças no chão da escola e na formação dos professores.

Encontro 08 – O lugar da educação na crise do capital.

Encontro 07 – A disputa em torno de finalidades da escola  e a escola socialmente justa.

Encontro 06 – Os Conteúdos Escolares e a Ressurreição dos Mortos: a alternativa da teoria histórico-crítica do currículo

Encontro 05 – As contrarreformas educacionais e o Estado capitalista

Encontro 04 – O Novo Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica na formação escolar e social da juventude

Encontro 03 – Limites e (im)possibilidades do financiamento da educação contemporânea no Brasil

Encontro 02 – Pesquisa sobre a contrarreforma do Ensino Médio na região Nordeste: alguns resultados parciais

Encontro 01 – Desafios democráticos: reformas sociais ou contrarreformas empresariais

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