Curso de Extensão

Observatório das “reformas” Educacionais

Descrição

Estamos vivenciando no ano de 2022 uma reestruturação na educação brasileira com a implantação de “novas” “reformas”, sem de fato o enfrentamento dos grandes problemas educacionais. Tais “reformas”, apresentadas como necessárias, impõem um suposto currículo inovador, ou seja, centralidade nas competências socioemocionais e no componente “Projeto de Vida” como organizadores das práticas escolares, com ênfase no protagonismo juvenil.

O desafio é entender à luz dos autores críticos do campo educacional, o que de fato essas “reformas” implicarão na Educação brasileira, principalmente na retirada de direitos trabalhistas e educacionais com base, sobretudo, na Lei 13.415/17 e na BNCC. Convidamos a todas e todos para este desafio, o que também implica enfrentar e produzir alternativas frente à concretização dessas “reformas” no Brasil.

Encontro 01 – Observatório das “reformas” educacionais: contradições, resistências e alternativas

Encontro 02 – Projeto de Vida e competências socioemocionais: novas faces das “reformas” educacionais

Encontro 03 – A indução do PNLD na implantação da Lei 13.415/BNCC nas escolas: retrocessos e perspectivas?

Encontro 04 – A implantação das “reformas” em sintonia com uma “economia comportamental” na formação da Juventude

Encontro 05 – As “reformas”, o financiamento da educação e o “novo” FUNDEB: limites e perspectivas

Encontro 06 – Avaliações externas e SAEB/IDEB: mecanismos de responsabilização e indução das “reformas”

Encontro 07 – O E.M Integrado como forma de enfrentamento à precarização da formação e do trabalho nas “reformas”

Encontro 08 – Da precarização das “reformas” na Ed. Básica à (de)formação de professores no Ensino Superior

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